quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cinebox




ALMA PERDIDA (Cold Souls),
um filme de Sophie Barthes
com Paul GiamattiEmily Watson,
David StrathairnDina Korzun.
NOS CINEMAS A 27 MAIO
Após um período intenso de ensaios para a peça “O Tio Vânia”, de Tchékhov, Paul Giamatti está emocionalmente exausto. É então que descobre acidentalmente um “armazém de almas”, um laboratório privado que oferece aos nova-iorquinos algo inédito: aliviar o fardo que lhes é imposto pelas suas almas. Paul decide assim extrair a sua alma, e acaba por descobrir que a mesma tem o tamanho e o formato de um grão-de-bico. Depois de uma tentativa falhada para viver e representar sem ela, Paul é transportado para uma estranha e onírica realidade quando a sua alma se perde, sendo forçado a alugar a alma de um alegado poeta russo.
A realizadora Sophie Barthes, teve a ideia para o argumento deste filme numa noite em que, depois de acabar de ler o livro “Modern Man in Search of a Soul “ de C.G. Jung, teve um sonho bastante surreal que a colocava na fila de uma estranha clínica onde as pessoas iam para extrair a sua alma. À sua frente, na fila, estava Woody Allen, extremamente furioso por a sua alma ter o tamanho de um grão de bico, o que só poderia ser um engano. Quando, no seu sonho, Sophie olhou para o frasco que continha a sua alma para ver o tamanho da mesma, o sonho acabou.
Na manhã seguinte, resolveu transformar o seu estranho sonho num argumento. Pensou em escrevê-lo para Woody Allen mas achou que nunca conseguiria chegar a ele. Mais tarde, viu o filme “American Splendor” e ficou extremamente impressionada com a interpretação de Paul Giamatti. Por coincidência, quando o seu argumento ganhou um prémio no “Nantucket Film Festival” teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Paul Giamatti, já que ele estava no mesmo festival para entregar um prémio, e foi assim que tudo começou.
“Alma Perdida” combina elementos de humor e ironia com algumas incursões por atmosferas mais negras à medida que explora os sentimentos mais profundos e a luta interna de um homem em busca da sua essência. Na linha de filmes como “O Despertar da Mente “ ou “Queres ser John Malkovich?”, quer a sua alma lhe pese, ou não, este é um filme a não perder.

Sem comentários:

TVI em directo

TVI em directo
Exclusivo Blogue TVI