quinta-feira, 1 de julho de 2010

Parabéns Marktest



Criada em 1980, a Marktest é a empresa de market research e medição de audiências de media (excepto Tv) do Grupo Marktest. A Marktest desenvolve estudos de mercado regulares e customizados e é líder dos sectores onde opera.
A empresa desenvolve estudos de referência para os sectores das telecomunicações, banca, seguros e grande distribuição, fornecendo ainda as métricas standard de mercado para a audiência de meios (imprensa, rádio e internet).
Os estudos de meios da Marktest são certificados pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Media), que congrega os representantes dos meios, agências e anunciantes.
Marktest é ainda a empresa do Grupo que desenvolve estudos na área da publicidade, com metodologias para avaliação da eficácia publicitária.
Entre as soluções costumizadas (a pedido dos clientes), contam-se ferramentas de recolha que permitem a realização de estudos omnibus (multi-cliente) telefónicos ou por Internet.

Luís Queirós,
Chairman do Grupo Marktest
Completam-se neste ano de 2010, trinta anos sobre a data da fundação da Marktest. Mas o grupo de Empresas que hoje emprega mais de 300 pessoas e tem negócios em mais de 25 países, pouco tem a ver com a empresa que em 1980 iniciou a sua actividade na Rua Bernardo Lima. Nessa altura havia um sonho, havia uma ideia, e até havia uma boa dose de ambição. Reconheço hoje que os tempos eram outros, e eram muito mais favoráveis para começar uma empresa.
Se me perguntarem as razões do sucesso (sim, porque a Marktest é um assinalável caso de sucesso em Portugal e no Mundo) eu começaria por destacar a inovação aliada a um certo gosto pelo risco, e, claro que não posso deixar de destacar as pessoas, sem referir nenhuma em particular. Mas penso em muitas delas, as quais, pelo seu empenho, abnegação e dedicação, são credoras do nosso "obrigado".
Ao longo destes 30 anos fizemos o percurso, de braço dado, com clientes e fornecedores que muito nos apoiaram, e que sempre nos incentivaram a fazer mais e melhor. Sobretudo os nossos clientes, que são a nossa primeira razão de ser, e, em muitos casos, sentimos os sucessos deles como se fossem também os nossos sucessos. E partilhamos, com muitos deles, o orgulho de apresentar, como obra comum, produtos e soluções que estão entre as melhores do Mundo.
Está agora o grupo a enfrentar novos desafios, uns decorrentes da crise económica e financeira e outros decorrentes das contingências de um sector em grande evolução, o qual reflecte as mudanças que se advinham para o Mundo. A Marktest está robusta, e confiante para os desafios do futuro.

Depoimentos

Francisco Pinto Balsemão
Presidente da Impresa
Ao longo de 30 anos, a Markest foi-se construindo e reconstruindo até chegar ao que hoje é: uma empresa respeitada e respeitável no panorama português e internacional dos estudos de mercado e de audiência.

Muito do mérito dessa ascensão e consolidação deve-se a Luís Queirós. Ele foi, e é, o líder do empreendimento, o homem que conseguiu ultrapassar a concorrência e que solidificou a Marktest, do ponto de vista empresarial e técnico, projectando-a para fora de Portugal e atraindo sócios estrangeiros de relevo para o seu negócio. Soube, além disso, criar equipa, o que lhe permite, mantendo-se presente, ganhar distância e obter tempo para a sua tão interessante e importante Fundação Vox Populi, que representa uma notável conjugação da experiência profissional e do altruismo com um regresso às origens beirãs.

Passadas três décadas, a Marktest adquiriu uma posição dominante na obtenção de dados e nos estudos de audiências. Mesmo os que entendem que essa posição é demasiado dominante, reconhecem que a Marktest é competente, dialogante e procura sempre apresentar as soluções técnicas mais adequadas à vertiginosa evolução das tecnologias da informação.

Longa vida, portanto, à Marktest, a Luís Queirós e a todos os seus colaboradores!

Francisco Pinto Balsemão
------------------------------------------------------------
João Palmeiro
Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa
No ano em que se comemoram os 30 anos da Marktest não posso deixar de referir a sua importância para o desenvolvimento do negócio e da competitividade na Indústria dos Meios de Comunicação Social.

Devo também salientar a sua importância histórica uma vez que tem acompanhado, ao longo das últimas três décadas, as alterações mais significativas dos Media, desde a Imprensa, Televisão e Rádio, sem esquecer a Internet.

O Grupo Marktest tem ainda demonstrado a sua vitalidade no sector enquanto empresa de confiança e uma referência nacional na área dos estudos de mercado, tanto a nível nacional como em países onde tem desenvolvido um notável trabalho de medição de audiências, por todos reconhecido.

Não posso também deixar de referir a relação, já longa, entre a entidade a que presido, Associação Portuguesa de Imprensa, que completa este ano 50 anos de existência, e a Marktest, designadamente no que respeita ao Estudo Bareme Imprensa Regional, através do qual conseguimos fornecer mais uma ferramenta de trabalho para editores e planeadores de meios.

Por fim, resta-me dar os parabéns à Marktest e agradecer os 30 anos de bom trabalho, inovação e interesse pelo mercado dos Media.

João Palmeiro
------------------------------------------------------------
Luís Santana
Administrador da Cofina media
Competência, confiança e referência são os três qualificativos mais ajustados que identifico para caracterizar os trinta anos de vida e dedicação da Marktest aos estudos de mercado em geral e da media em particular.

É pena que outros organismos, nomeadamente a CAEM, não consigam dar mais contributos para que as suas valências possam ser ainda mais evidentes.



Luís Santana
------------------------------------------------------------
Maria do Céu Santos
Directora de Estudos de Mercado da Modelo Continente
Há 30 anos a operar no Mercado Português, a Marktest é uma empresa de referência na área do Research e tem pautado a sua diferenciação numa cultura de inovação que lhe é própria e singular.

Este posicionamento traduz-se na forma como se transformou num "facilitador", através dos vários estudos que disponibiliza e que permitem, on time, o acesso à informação relevante e necessária à tomada de decisão, célere e criadora de valor para o Cliente.

Uma empresa com a qual a Modelo Continente tem tido o prazer de trabalhar numa relação de parceria e que vai para além da mera relação fornecedor/cliente incorporando o real valor da informação para ambas as partes.



Maria do Céu Santos
------------------------------------------------------------
Manuela Botelho
Secretária Geral da APAN
É com grande satisfação que a APAN felicita a Marktest pelo seu trigésimo aniversário.

A Martktest tem assumido um papel fundamental no mercado da comunicação e do marketing, preenchendo estes trinta anos com iniciativas proactivas de enorme sucesso revelando uma grande capacidade de responder aos desafios gerados pelas mutações do sector. Tem ainda usufruído de uma experiência única na medição de audiências, consolidada através de mais e melhores ferramentas e soluções de trabalho para os seus clientes.

Neste momento especial, a APAN não pode deixar de dar os parabéns pelos 30 anos de existência em Portugal, assinalando também a longa relação de parceria que tem sido, desde sempre, marcada pela confiança e cooperação. Em nome desta parceria e da forte ligação de longa data à actividade da APAN, deixamos os nossos votos de novas oportunidades e de muito sucesso para o futuro.



Manuela Botelho
------------------------------------------------------------
Sofia Barros
Secretária Geral da APAP
Quando há 30 anos a Marktest nasceu, a APAP só tinha 10 anos.

Desde então ambas têm crescido lado a lado, acompanhando todas as mudanças que no nosso País, e especialmente no mercado do Marketing e Comunicação, têm acontecido.

Foram 30 anos muito intensos durante os quais a Marktest recolheu informação e produziu análises que desempenharam um papel essencial na consolidação, estruturação, enriquecimento e sucesso da nossa indústria.

E em simultâneo, adaptando-se e antecipando tendências, criou um grupo que é uma referência nacional, pelo que a APAP só pode dar os maiores Parabéns!, agradecer o contributo e fazer votos que continue na trilha do sucesso que trouxe a Marktest até aqui.



Sofia Barros
------------------------------------------------------------
Mário São Vicente
Director de Comunicação Comercial no Millenniumbcp Banco Comercial Português, Sa
Fui Googlar Marktest. São 123 000 referências. Parecem muitas. Eu acho poucas e confesso: Não posso passar sem o Publivaga à quarta ou à sexta, nem pelo relatório mensal, nem pelo último número de recordação comprovada TV. Anseio pelos dados da Mediamonitor e pelas conclusões anuais do BASEF. Discuto as metodologias do Bareme Imprensa e os problemas da Audimetria com a intensidade de quem vê um Benfica/Porto. Serei o único? Tenho a certeza que não.

A Marktest é incontornável na vida de todos os profissionais de Comunicação. E por ocasião da comemoração do 30º Aniversário da empresa, só me lembro de uma frase que se adequa à solenidade do momento: Obrigado Luís Queirós por ter tido a visão e a capacidade de empreendedorismo para fazer da Marktest uma parte tão importante das nossas vidas profissionais. Venham mais trinta.



Mário São Vicente
------------------------------------------------------------
Pedro Norton
Vice-Presidente do Grupo Impresa
Por mérito próprio, a Marktest transformou-se, nos últimos 30 anos, na verdadeira língua franca do mercado publicitário em Portugal. Este estatuto confere-lhe, naturalmente, uma enorme responsabilidade. O seu continuado sucesso, fruto de um elevado profissionalismo e de uma notável capacidade de inovação, é uma prova de que, felizmente, a empresa tem sabido manter-se consistentemente à altura desse desafio. Estou seguro que assim continuará a acontecer no futuro.



Pedro Norton
------------------------------------------------------------
Ana Marquilhas
Strategic Negotiation Manager da Havas Media
Ainda ontem festejávamos o 20º aniversário e, de repente, mais 10 anos passaram ... mais 10 anos de credibilidade, confiança e afirmação no sector de estudos de mercado em Portugal bem como no serviço que presta aos seus clientes.

Continua a ser para mim um enorme prazer poder contar com toda a dedicação do Grupo Marktest e com a expertise e inteligência da sua equipa, quer na constante criação e desenvolvimento de ferramentas de media, sempre actuais e eficazes, quer na construção de estudos, poderosas armas de informação que guiam a nossa actividade.

Parabéns .... e que venham outros 30!!!


Ana Marquilhas
------------------------------------------------------------
António Salvador
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Apodemo e Presidente do grupo GfK em Portugal
30 anos de vida marcam a presença da Marktest no mercado Português dos Estudos de Mercado.

Nascida no ano de 1980, foi preocupação inicial dos seus responsáveis crescer com segurança, mas desde logo, com o espírito visionário que iria marcar o seu desempenho em anos futuros, inovando num mercado onde passou, por essa razão, a deter um posicionamento singular. Assumiu também um papel dinamizador do movimento associativo, corporizado na Apodemo, de que foi um dos principais fundadores associados.

Até que esta sua atitude inovadora deixou de caber nas fronteiras tradicionais : nas da actividade em si e nos limites geográficos em que operava.

É assim que a Marktest está hoje presente em diversos países, com as metodologias inovadoras que desenvolveu em diversas áreas - elevando a imagem das capacidades nacionais também neste campo tão específico da tecnologia.

Parabéns, Marktest

Obrigado, Marktest



António Salvador
------------------------------------------------------------
Alberto Rui Pereira
Director Geral da Initiative
A Marktest faz este ano 3 décadas ao serviço da investigação de mercado em Portugal. Através do meu percurso profissional pude sempre acompanhar a actuação e evolução da Marktest no nosso mercado (alguns anos como concorrente na Norma e mais tarde como cliente) e os resultados falam por si. A Marktest, para além da posição de liderança que tem, é hoje uma companhia de referência em muitos dos estudos/áreas realizados em Portugal.

Nomeadamente na área de investigação de media, marcou toda a inovação e evolução neste segmento, quer a nível de recolha, quer a nível de software de tratamento, análise e planeamento de meios. Aliás, na área de desenvolvimento e criação de software, hà muito que deixou as nossas fronteiras e é hoje uma companhia de referência a nível mundial com uma qualidade e competitividade de topo, o que só pode honrar os profissionais portugueses.

Tudo isto porque a companhia e os seus profissionais sempre mostraram um elevado dinamismo, criatividade, competência e agressividade comercial no bom sentido. Essa foi a chave de sucesso; compreender as necessidades, nunca se acomodar e nunca parar e saber vender.

Muitos parabéns à Marktest e respectiva equipa e um grande abraço especial ao Luis Queirós, Jorge Fonseca Ferreira, José António e José Manuel Oliveira.

Parabéns e obrigado pela vosso contributo decisivo para o desenvolvimento dos estudos de mercado em Portugal. Continuem com a mesma atitude......



Alberto Rui Pereira
------------------------------------------------------------
Hugo Correia Pires
Administrador do Grupo Controlinvest
A Marktest tornou-se uma empresa conhecida pelos seus números: "Os números Marktest".

Os números Marktest passaram a ser a "Medida do Mercado".

São ensinados e explicados nas universidades, são explicitados nos Relatórios e Contas das Empresas, são utilizados pelos políticos e respectivos partidos nas mais diversas avaliações e divulgações, e são os indicadores indispensáveis do desempenho (audiências) das empresas de comunicação.

Os números da Marktest são desejados, questionados, aplaudidos e refutados, muitas das vezes conforme os interesses dos visados, sendo que isso é próprio da sua natureza e da sua reconhecida influência. E só uma empresa credível, fundada por um homem de inquestionável competência e isenção, e composta por profissionais competentes e credíveis pode resistir e desenvolver-se numa área tão sensível. Também por isso é reconhecida internacionalmente e pode exportar o seu know-how em matéria tão exigente.

Os meus parabéns à empresa, aos seus colaboradores e também a todos os clientes que de uma forma séria e desinteressada têm contribuído para a sua melhoria e consolidação.

E ao Luís Queirós, que teve a acrescida virtude de se saber rodear e escolher os seus sucessores, um grande abraço de reconhecimento e amizade.



Hugo Correia Pires
------------------------------------------------------------
Nuno Maia Ribeiro
Insights Manager da Vodafone Portugal

A Marktest é desde há muito tempo uma referência de qualidade na área dos estudos de mercado.

Ao longo dos últimos anos a Vodafone Portugal desenvolveu vários projectos que lhe permitiram comprovar os elevados padrões de qualidade do serviço que presta e que fazem com que a Marktest seja para a Vodafone Portugal um verdadeiro parceiro de negócio.



Nuno Maia Ribeiro
------------------------------------------------------------


Cronologia

1980
Luís Queirós cria a Marktest a 26 de Junho
A empresa tinha, no final desse ano, 3 funcionários e a tecnologia era formada por uma máquina de calcular, uma máquina de escrever manual e um computador PET 16 Bits
 
ICV - Índice de Custo de Vida
 
IPCR - Índice de Poder de Compra Regional
Estudo na génese do Sales Index
 
1ª versão do MARKTAB
Primeira versão desenvolvida por Luís Queirós
1981
Estudos Ad’Hocs:
  • Nestlé
  • Expresso
  • Pfizer
Primeira sondagem política, para o jornal Expresso
1982
Consumidor
 
Estudo Mulheres
 
Estudo Adolescentes
 
1ª versão do Marksel
Inicialmente, software para tratamento do estudo Consumidor, também desenvolvido por Luís Queirós
 
Índice de Audiência TV (IATV )
Primeiro estudo regular de meios e o primeiro estudo realizado através do método da entrevista telefónica
1983
General and Marketing Facts
 
Bareme - Estudo geral de Meios
1984
Bim - Boletim de Informação Marktest
 
Utilização do Telex como meio de comunicação
 
Barómetro Marcas
1985
Barómetro Mulher
1986
Barómetro Auto
 
Primeira Reunião de Planeamento
1987
Quadros Médios e Superiores
 
Instalação do Marksel nos clientes
Até aqui os planos de meios eram ditados por telefone, feitos num computador da empresa ou ditados por telefone ao cliente ou ainda enviados por paquete
 
Criada a Medinfor
 
Criada a Data-E
 
Criada a Gestipor
1988
Índice de Audiência Semanal
 
Lançamento do CATI
Centro de recolha de informação através de entrevistas telefónicas (Computer Assisted Telephone Interviews)
 
Desenvolvimento do Marktel
Software de recolha telefónica
1989
Utilização do modem como meio de comunicação
 
 
 
CIR
 
 
 
Criada a AGB Portugal (40%)
AGB passa a produzir audiências de Tv; IATV desaparece e Bareme estuda apenas Rádio e Imprensa
1991
1992
 
1993
Criada a Marktest Cabo Verde
 
Aquisição de quota na Metris
 
Adquirida participação na SEM (Espanha)
 
 
1994
 
PosVal
 
 
Bareme Rádio
Deixa de existir o Bareme- Estudo Geral de Meios para dar lugar a dois estudos distintos
 
Comercializado Marksel em Espanha
1995
Criada a Marktest Espanha
 
Dixit Open
 
Página na Web: www.marktest.pt
 
1996
 
Perfil do Particular
 
 
1997
1998
Criada a Gestimédia
 
 
1999
Microzonas
 
2000
2001
Marktest realiza pela primeira vez entrevistas online
 
Netbus
Primeiro estudo realizado através de CAWI (Computer Assisted Web Interviews)
 
 
 
 
 
2002
Lançamento do site www.marktest.com
 
 
 
 
 
 
 
2003
 
 
 
Marktest Consumer Index
 
Marktest Retail Index
 
 
 
 
 
2004
 
 
 
 
 
2006
 
2007
 
 
2008
 
 
 
2009
 
 
 
 
2010
 
 
 
 
 
 



"Na comemoração do 30º aniversário do Grupo Marktest, apresentamos também um novo site, mais "limpo", mais "arrumado", mais atractivo visualmente e com mais conteúdos.
Depois de oito anos online, publicando ininterruptamente a newsletter do Grupo, o site remodela-se e oferece agora uma nova panóplia de informação sobretudo institucional, mostrando quem são as empresas que fazem o Grupo, que produtos e serviços desenvolvem e quem são algumas das pessoas por detrás dos números que regularmente divulgamos.
O site apresenta-se agora estruturado em quatro principais áreas de conteúdos:
Mantemos a habitual área de Contacto, que, além de identificar as formas pelas quais os nossos utilizadores nos podem contactar, fornece ainda um espaço que permite abordar directamente o nosso Helpdesk, que já respondeu a cerca de 5000 questões nos últimos cinco anos.
Em Quem Somos, apresentamos informação institucional sobre o Grupo Marktest: organigrama e apresentação de cada uma das empresas que compõem o Grupo (clicar no organigrama para mais informações), Missão e ObjectivosMarcos Históricos, bem como as Políticas de Responsabilidade Sociale de Citação, sendo ainda apresentada a estrutura de Administração do Grupo. Nesta área, há ainda espaço para apresentar as Ofertas de Emprego disponíveis e os items de Clipping sobre o Grupo Marktest.
Em Estudos e Serviços, apresenta-se a lista completa de estudos e serviços desenvolvidos pelas várias empresas do Grupo. Esta informação está organizada por empresa ou por área temática do estudo em causa, de modo a mais facilmente os utilizadores conhecerem todas as soluções de que dispomos para cada mercado em que actuamos. Para além da apresentação do estudo, é fornecida informação metodológica, bem como o contacto com as pessoas que mais directamente lidam com ele e que podem responder às questões dos utilizadores.
A área de Notícias organiza todas as notícias e análises que vimos publicando desde há oito anos, permitindo aceder a um arquivo de mais de cinco mil notícias organizadas por temas, datas ou newsletter. Nesta área incluímos ainda uma Agenda sobre eventos relacionados com os estudos de mercado e opinião.
Na área de Dados sistematiza-se um conjunto de Dossiers antes dispersos por várias páginas do site. Aqui pode encontrar diariamente a lista de programas de Tv mais vistos na véspera, bem como a repartição da audiência por canal. O Observatório Mcom está também disponível nesta área, bem como os vários Dossiers especiais que vimos criando ao longo destes anos. Destacam-se o Barómetro Político Marktest, actualizado mensalmente, o Dossier Números da Semana, com tops semanais produzidos pela MediaMonitor, e outros que vamos criando conforme a oportunidade e interesse para os nossos utilizadores, de que destacamos os Dossiers criados em momentos pré-eleitorais e dedicados a acompanhar as várias sondagens eleitorais publicadas pela comunicação social. Na área de Dados disponibilizamos ainda um Glossário de conceitos gerais dos estudos de mercado e específicos de alguns dos estudos desenvolvidos pelas empresas do Grupo Marktest. Este Glossário será enriquecido com a inclusão de novos termos. Inclui-se igualmente o Código de Conduta da ICC/Esomar, traduzido para português com a participação activa do Grupo Marktest.
A primeira página do site pretende ser uma porta de entrada para todos estes conteúdos, permitindo uma fácil navegação em todo o site e uma transição simples entre as suas várias áreas.
Simultaneamente com a publicação deste site, alguns dos sites do Grupo foram também alterados, encontrando-se agora aqui a informação que antes continham. Os links e as áreas específicas de aplicações online ou de Clientes mantêm-se inalteradas nos vários sites.
O site que agora se apresenta resulta de um esforço conjugado de todo o Grupo Marktest, pois cada uma das empresas participou na recolha e sistematização da informação que agora se torna pública e, esperamos, útil a todos.
Queremos continuar a merecer a confiança dos milhares de visitantes que regularmente nos procuram e que aqui encontram informação útil para as suas actividades profissionais, académicas ou de investigação.
Obrigada por nos visitar e receber a nossa newsletter. Esperamos a sua visita muitas vezes!"
Coordenadora de projecto na Marktest Consulting





Sem comentários:

TVI em directo

TVI em directo
Exclusivo Blogue TVI