domingo, 14 de março de 2010

Mar de Paixão

Benedita Veloso, açoriana, mora na ilha Terceira onde se dedica à pesca a bordo do Santa Benedita, a traineira que o pai, Geraldo, deixou como herança. Geraldo morreu há sete anos, vítima de uma doença cardíaca grave, deixando para trás a sua mulher Fátima, Benedita e Alexandre, o filho que sofreu um acidente e que ficou com problemas de locomoção. Por causa do acidente do irmão, Benedita regressou dos EUA, onde estava a estudar fisioterapia e veio tomar conta da traineira e garantir o sustento da família.

No dia em que a conhecemos, Benedita está na traineira, prestes a regressar a casa, debaixo de uma tempestade. É surpreendida com a imagem de um pequeno veleiro destroçado onde, inconsciente está Eduardo Dias Barbosa, um jovem engenheiro civil, praticante de desportos náuticos. Eduardo está em mau estado, Benedita é quem o socorre, garantindo que ele viaja até o hospital de Ponta Delgada e fazendo questão de não o deixar sozinho até chegar alguém.
Miguel, um homem infeliz no casamento, fica muito impressionado com a alegria e simplicidade desta jovem. Martinho, o filho, um ambicioso e inescrupuloso yuppie, sente-se atraído por Benedita e tenta seduzi-la, sem grande sucesso.

Dias depois, um já recuperado Eduardo e a família Vasconcelos regressam a Lisboa e Benedita está prestes a voltar para a ilha Terceira, quando o seu frágil coração denuncia a fraqueza e a jovem é hospitalizada em Ponta Delgada. Precisa de um transplante de coração. É imediatamente transferida para Lisboa, à espera de um dador. Acompanham-na a mãe e o irmão. Nesse mesmo dia, Carminho e Duarte sofrem um acidente de viação e Carminho é declarada clinicamente morta. Miguel está no Porto, a ultimar um negócio essencial para a KEV. Depois de reflectir, Fernanda não impede que o coração de Carminho seja transplantado em Benedita… sem que Miguel saiba.
A cirurgia corre bem para Benedita. O seu corpo aceita sem problemas o novo coração. A conselho do médico, Benedita terá de repousar em Lisboa, antes de regressar aos Açores. Benedita, activa e sempre pronta a trabalhar, recusa estar parada. É Fátima quem resolve a situação: pede a António que traga a traineira dos Açores para Setúbal, para perto da comunidade de pescadores onde vive Alice, também açoriana e amiga de Fátima, mas a viver na Costa Azul há muitos anos. E é assim que Benedita vai parar a esta comunidade de pessoas simples, tomando contacto com Alice, que esconde um segredo passado, com Gué, Joaquim, e Amarelo, um trio de pescadores muito engraçado; com Paulo, pai de Margarida, Dalila e Rosa; Nuno, sobrinho de Gué.

Sem comentários:

TVI em directo

TVI em directo
Exclusivo Blogue TVI